APOSTE NO SEU FUTURO!
Inscreva-se para certificar o 4º, 6º, 9º ou 12ºAnos

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Certificações de secundário em Santo António das Areias


No dia 29 de Junho de 2011, decorreu na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias, pertencente ao pólo do Agrupamento de Escolas de Marvão, a sessão de Júri de Nível Secundário, dos adultos José Salgueiro, Maria José Fernandes e Luís Gaspar.
Seguem-se as reflexões destes adultos, referentes à conclusão do processo de reconhecimento e certificação de competências:
José Salgueiro
“O balanço que faço sobre este processo é muito positivo, pois o meu objectivo era conseguir chegar ao fim com o sentimento de dever cumprido.
Sempre estive consciente de que não seria tarefa fácil, pois sabia que era um nível mais exigente e que teria de dar tudo de mim, com muitos sacrifícios. Alguns deles seriam poder conciliar a minha vida familiar, profissional e o processo RVCC, mas penso que valeu a pena todos estes sacrifícios e consegui.
Todos os temas tratados no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens ajudaram-me a fazer uma reflexão sobre mim e sobre toda a minha vida, dando grande importância a alguns pormenores que até então quase passaram despercebidos.
Refiro ainda que o facto de voltar à escola me fez sentir mais dinâmico, além de concluir um sonho há muito adiado. Esta é a prova que nunca é tarde para aprendermos.
A conclusão do 12.º ano além de ser um sonho, penso que não vai mudar a minha vida pessoal e profissional, aumenta a minha auto-estima, pois por vezes em algumas situações sentia-me inferior as meus amigos, por não ter a mesma escolaridade e, com o final do processo, apercebo-me de quanto ainda tenho para aprender na minha vida.
 Por fim quero dizer que foi uma experiência muito positiva, que gostei muito do convívio com os colegas, foi tudo excelente. Também quero agradecer a grande ajuda das minhas formadoras e formador sem excepção, que se empenharam em me ajudar, além de formadores foram excelentes amigos.”
Maria José Fernandes
No processo de reconhecimento de competências destaco o facto de ter de reflectir sobre a minha própria vida, no início fiquei um pouco apreensiva, pois foi voltar ao passado, recordar e reviver esse tempo… Tive momentos que revivi o que escrevia, com um imenso amor, carinho, saudade, alegria. Outros, revivi dias difíceis, foi uma mistura de emoções muito fortes. Este Portefólio Reflexivo de Aprendizagens vai ficar para os meus netos.
Foi ainda uma realização pessoal … a realização de um velho sonho, estudar fazer aquilo que não pude, quando tinha idade de o fazer.
A maior dificuldade que senti, no de correr de todo o processo, foi na aprendizagem da Língua Estrangeira, Inglês. Também senti dificuldade na área das novas tecnologias, leis e modelos científicos, entre outros. Só foi possível ultrapassar todos os obstáculos, com a ajuda dos formadores, para além dessa ajuda, também me deram auto-estima quando estava a sentir mais dificuldades.”
Luís Gaspar
“Este processo de reconhecimento de competências, permitiu-me reflectir sobre tudo o que se passou na minha vida e conclui que se voltasse atrás, faria tudo igual.
Abandonei a escola ainda novo, porque os tempos eram outros, mais difíceis, não havia condições para continuar a estudar em Alter e os meus pais não tinham possibilidades económicas para ir estudar para Portalegre, mas logo que pude, consegui já depois de adulto, actualizar os meus conhecimentos e penso já parar por aqui, 12º ano CNO.
Enquanto estive ao serviço profissional, valeu-me o curso equivalente ao 9º ano para efeitos de progressão na carreira, no caso do 12º ano, apenas enriqueci a minha cultura geral, o que já é bom, uma vez que estou aposentado. No entanto foi positivo e talvez até aconselhável, frequentar a escola por três fases, como eu.
O que mais apreciei neste processo foi o facto de podermos recorrer à pesquisa, seja ela pessoal ou pelas novas tecnologias, é muito importante não só pelo assunto que procuramos, mas também porque aprendemos a utilizar todos estes novos instrumentos que serão futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário