APOSTE NO SEU FUTURO!
Inscreva-se para certificar o 4º, 6º, 9º ou 12ºAnos

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Contos da minha infância

         No âmbito do projeto Novas Oportunidades a Ler+, a formanda Maria José Romão (nível secundário) partilhou um conto da sua infância sobre o Amor, que lhe foi transmitido pelo avô e que ilustra bem a importância da divulgação deste tipo de textos por transmissão oral.
“O meu avô quis demonstrar-me a importância do AMOR, explicando o quanto ele nos amparava na vida e costumava contar-me a seguinte história:

Numa certa tarde, uma distinta senhora fora surpreendida, no seu jardim, com a visita simpática de três velhos anciãos, com longas barbas brancas. Ela não os reconheceu. Mas com uma receção afetuosa, disse-lhes:
- Acho que não os conheço, mas devem estar com fome.
Saúda-os, convidando-os a entrarem e a comerem algo. Os anciãos agradecem esta manifestação e perguntam-lhe se o homem da casa estava. Estando ele fora, responderam que não podiam entrar.
Passado pouco tempo, a esposa contou ao marido o que havia sucedido, o que aguçou a curiosidade em conhecer tão simpáticos senhores.
– Vai e diz-lhes para entrarem.
– Não – responderam eles, e declararam que não podiam entrar juntos na casa. E um deles disse:
– Em boa hora chegas, eu sou o AMOR, e apresento-lhes os meus amigos, a FARTURA e o SUCESSO.
Pareceu-lhe confuso só poder ser convidado um de cada vez dos três anciãos. A esposa interroga o marido sobre quem deveria entrar primeiro. Ele sugeriu a Fartura.
A simpática e afetuosa senhora inquire se não seria melhor convidar o Amor. O homem pensou melhor e concordou com a mulher, pois sentiu o quanto o amor é mais conveniente.
Para surpresa deles, o AMOR levantou-se e seguiu em direção a casa, e ao mesmo tempo os outros dois levantaram-se e seguiram-no.
O casal, um pouco sem compreender o que se passava, interrogou:
 – Porque é que vocês os dois entraram?
                    – Porque onde há AMOR há também FARTURA e SUCESSO.”

Maria José Romão (nível secundário)

Sem comentários:

Enviar um comentário